publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
18.03.2021 - 07h54 Por Camila Queiroz
 
Comissão da Vacina da Unale se reúne com a Anvisa para verificar liberação dos imunizantes
 
 
Comissão da Vacina da Unale se reúne com a Anvisa para verificar liberação dos imunizantes
Comissão da Vacina da Unale se reúne com a Anvisa para verificar liberação dos imunizantes
 

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), através da presidente deputada Ivana Bastos (PSD/BA), se reuniu ontem (16), de forma remota, com diretores da Anvisa e os membros da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacina (Conav), da entidade, para acompanhar o andamento da liberação das vacinas analisadas pela agência.

"A Unale, por meio da Conav, está à disposição para promover e disseminar informações verídicas sobre as vacinas no Brasil. O objetivo dessa reunião foi coletar informações sobre a vacinação nos estados para assim, manter um diálogo constante com os órgãos de saúde estaduais, municipais e também com o governo’, ressaltou a presidente.

De acordo com a gestora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), drª Meiruze Freitas, quatro tipos de vacina seguem em análise na agência, sendo elas a Sputnik V/Russa, a AstraZeneca/Oxford, a Janssen/Johnson e a CoronaVac/Butantan, em caráter não emergencial. “É importante destacar que a Anvisa também já concedeu autorização para uso emergencial à vacina produzida na Índia, a Covishield e na semana passada aprovamos o registro da AstraZeneca, imunizante que será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, disse.

“Todas as vacinas que o Ministério da Saúde tem adquirida são aprovadas pelo grupo Covax Facility, composto por mais de 180 países, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e responsável por maximizar a chance de imunização completa das pessoas sendo o Instrumento de Acesso Global das Vacinas de covid-19’, acrescentou a diretora.

Atualmente, as principais vacinas que também estão em análise de liberação pela Anvisa são: Sputinik, Moderna, Johnson e Covaxin. A CoronaVac já foi liberada como uso emergencial e a Pfizer/BioNTech e Oxford já têm liberação para registro sanitário.

Explanado o processo pelo qual passa a vacina desde quando é apresentado o pedido de autorização à Anvisa até a fase final de certificação de validade e eficácia da mesma, o diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Alex Campos, destacou que os imunizantes propostos, depois de aprovados segundo requisitos preestabelecidos, são analisados criteriosamente pela agência, que tem como objetivo garantir a qualidade das vacinas para que sejam aplicadas na população.

O presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos-DF), destacou a importância do trabalho técnico e da atuação rápida da Anvisa para a liberação das vacinas e questionou qual é a perspectiva para que tais imunizantes em análise possam começar a ser utilizados no Brasil. A agência alertou que se cumprido os critérios para autorização, o processo deve ser mais rápido do que esperado.

Também esteve presente na reunião, o presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Angelo Almeida (PSB).

Publicidade

 
Mais notícias
 
25.03.2024 - Inscrições para estágio em Direito no MPF-BA começam nesta segunda-feira; há vagas para cinco municípios
 
25.03.2024 - Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixará prisão de Barcelona
 
25.03.2024 - Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água
 
25.03.2024 - Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil
 
25.03.2024 - Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet