01.11.2018 - 10h25
 
Atividades da Campanha Outubro Rosa foram realizadas em Caetité
 
Atividades da Campanha Outubro Rosa foram realizadas em Caetité

Campanha fez alerta a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

No mês de outubro, a Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas atividades nas unidades de saúde para conscientizar a população sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama, em celebração a Campanha Outubro Rosa.

As Unidades de Saúde da Família de Campinas, Santa Luzia, Maniaçu, Pajeú do Vento, Aroeiras, Juazeiro, Caldeiras, José Silveira, Dr. Woquiton, Brejinho das Ametistas, Cercado, Lagoa do Mato e CAE III, realizaram o dia D da Campanha com palestras, rodas de diálogo, sorteio de brindes, atendimentos e marcação de ultrassonografias e mamografias.

As mulheres foram orientadas a se prevenir através do autoexame e com a marcação de mamografias. A partir dos 50 anos a mulher deve fazer o exame anualmente. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos.

Também foi realizado na terça-feira (30/10), por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a Corrida Rosa do Programa Vida Ativa saindo do Batalhão da Polícia Militar até a quadra do Colégio Municipal Manoel Lopes, onde aconteceu um aulão de ginástica com os professores de Educação Física, Letícia e Jeferson.

Cynthia Lopes, secretária de Saúde, explicou que a mobilização teve como objetivo estimular as mulheres aos cuidados da sua saúde e do seu corpo. “O cuidado da mulher deve ser contínuo, em todos os meses do ano. Então, durante a campanha, potencializamos esse chamamento, com oferta para prevenção em todas as Unidades de Saúde da Família, realizando o dia D da campanha nessas unidades, para que as mulheres participassem e se prevenissem”, afirmou.

Programação câncer de colo do útero

Dentro da programação da Campanha Outubro Rosa a Prefeitura também promoveu palestras para prevenção ao câncer de colo do útero, com informações acerca dos cuidados e diagnóstico e realização de exame preventivo.

Publicidade