17.04.2018 - 09h45
 
Governo Participativo realizou capacitação das merendeiras municipais
 
Governo Participativo realizou capacitação das merendeiras municipais

Técnicas de preparação do alimento servido foram trabalhadas, para trazer mais qualidade para a merenda escolar.

Durante a última sexta-feira (13/04) a Prefeitura de Caetité, através da Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (Difam), em parceria com a secretaria municipal de Educação, realizou o Encontro de Merendeiras 2018. Evento visa o treinamento e aperfeiçoamento das merendeiras que atuam na rede municipal de ensino para a melhor qualidade da merenda escolar.

Na oportunidade, estiveram presentes cerca de 100 merendeiras; a vice-prefeita, Drª Jaquele Fraga; os secretários municipais de Relações Institucionais, Herbert Carvalho, e de Educação, Iamara Junqueira; a Diretora da Difam, Auta Rosa Gotardo; a Nutricionista responsável pela merenda escolar no município, Gabriela Oliveira; o Assessor de Gabinete, Yalen Sacramento; a técnica da secretaria de Educação e membro do Conselho de Alimentação Escolar, Luciana Duarte; o Vereador Moacir Santos; além de funcionários municipais.

A diretora da Difam, Auta Rosa Gotardo, agradeceu o empenho de toda a sua equipe e destacou que esse é um encontro que é realizado desde 2009, para dar uma injeção de animo nessas profissionais que desenvolvem tão bem o seu papel. “Esse é um momento não só de capacitação, como, também, de confraternização. Ao longo de todo o dia realizamos palestras com a Nutricionista Gabriela Oliveira; com a Psicóloga, Cinara Rocha; com a equipe do Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Caetité; além de um “aulão” de ginástica com o Professor de Educação Física, Jeferson Nogueira. É um dia cheio de informações e dinâmica”, explicou Auta.

A vice-prefeita destacou que uma merenda de qualidade contribui para uma melhor aprendizagem do aluno. “Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho que vocês desenvolvem, pelo cuidado e zelo que vocês têm com os nossos jovens e crianças. Por isso, quero parabenizá-las e, principalmente, agradecê-las pelo trabalho que vocês realizam durante todo o ano letivo. Estamos sempre à disposição de vocês”, declarou Jaquele.

A secretária de Educação, Iamara Junqueira, destacou que desde o planejamento do ano letivo, a merenda é colocada como prioridade. “Não abrimos mão para que desde o primeiro dia de aula seja oferecida merenda escolar de qualidade. Esforçamos-nos para que desde a primeira semana todos os alunos tivessem o kit escolar e estamos finalizando a entrega dos uniformes e mochilas escolares. Em nossas visitas às 41 escolas do nosso município, nós temos percebido que nossos alunos gostam das escolas. E escola é um conjunto do qual vocês são parte fundamental. Muito obrigada por nos ajudarem a fazer esse todo funcionar tão bem”, parabenizou Iamara.

O prefeito Aldo Gondim, não esteve presente no evento, por conta de uma assinatura de convênio de uma obra em Salvador, mas o secretário de Relações Institucionais, Herbert Carvalho, justificou a sua ausência. “O prefeito Aldo coloca o serviço de vocês como prioridade e o destaca como um dos principais trabalhos dentro da área da educação. Nós temos uma merenda diferenciada em nossa região e muito disso, se deve a vocês. A merendeira é tão importante quanto o professor e, por isso, quero agradecer o carinho que vocês têm com os alunos e o profissionalismo com o qual vocês lidam com essa tarefa diária”, destacou Herbert.

O Assessor de Gabinete, Yalen Sacramento, anunciou que o dia 30 de outubro será instituído em nosso município como dia da merendeira. “É motivo de muito orgulho estar aqui hoje, com profissionais do mais alto gabarito. E trazer essa notícia de que vocês terão um dia para vocês, no calendário municipal da nossa cidade, muito me alegra. Esse é um projeto de lei do Vereador Álvaro Montenegro, e é uma data que vai simbolizar a importância de vocês merendeiras, como partícipe direta, no processo de ensino aprendizagem”, afirmou Yalen.

Ao longo de todo o dia foi realizado o Concurso de Receitas Saudáveis. “Recebemos as receitas, produzidas, principalmente com alimentos da agricultura familiar, durante todo o dia, de merendeiras de diversas escolas. E elas foram avaliadas por um júri. Premiamos as três primeiras colocadas e, para o ano que vem, vamos tentar adaptá-las ao cardápio escolar”, explicou Auta Rosa.

As escolas premiadas foram: 1° lugar – Zelinda e Nunila; 2° Lugar – Emiliana Nogueira Pita; e 3° Lugar - Maurício Gumes.

A merendeira Leila, da escola Vereador Clemente de Castro, de Brejinho das Ametistas, destacou que esse é um momento de aprender e fazer todas juntas. “Esse é um encontro maravilhoso. Muito importante e gratificante para a nossa profissão, para fazermos uma merenda de mais qualidade, com uma variedade maior de combinações dos alimentos”, finalizou Leila.

Publicidade