02.02.2018 - 10h59
 
Secretaria de Saúde realiza controle de qualidade da água com coletas periódicas
 
Secretaria de Saúde realiza controle de qualidade da água com coletas periódicas

Água da região de Maniaçu será constantemente monitorada.



A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado o monitoramento da qualidade da água no distrito de Maniaçu e região. Um trabalho feito pela equipe de Vigilância Sanitária e Ambiental, que realiza a coleta mensal para análise físico-química e bacteriológica.

Diante da necessidade de monitorar a qualidade da água nas proximidades das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) está sendo feito um trabalho de análise criteriosa, por se tratar de uma região com população exposta a solo contaminado.

“Água é uma prioridade, é condição de vida, principalmente para o consumo humano. Então, essa ação representa um avanço significativo no controle da água em nosso município. Fizemos uma parceria com a secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para que as análises sejam feitas de forma constante, para averiguação da existência (ou não) dos níveis de urânio nas águas.”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes.



Em 25 de janeiro, a equipe realizou coleta de amostras de água bruta dos poços artesianos e amazonas para análises da presença de metais pesados nessa água. Foram feitas coletas na região de Maniaçu (Gameleira, Cercadinho, Quessengue) e também dos poços artesianos que abastecem as comunidades através de carros pipas (poços: Sede, Ginásio de Esportes, Fazenda Tabua, Fazenda Jurema e Fazenda Quebra-Braço).

Publicidade