05.12.2017 - 17h56
 
Prefeitura de Caetité realizou Conferência Municipal de Educação
 
Prefeitura de Caetité realizou Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria municipal de Educação, realizou na noite de sexta-feira (01/12) e na manhã de sábado (02/12) a Conferência Municipal de Educação, que esse ano abordou o tema: A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A Conferência Municipal de Educação é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Educação que tem por objetivo mobilizar estudantes, pais, trabalhadores da educação, gestores, movimentos sociais, sociedade civil organizada, empresários e representantes do governo.

Na oportunidade, foi feita a aprovação do regimento, levantamento de propostas por eixos, apresentação dessas propostas e a escolhas dos delegados que irão representar Caetité na Conferência Estadual, definido da seguinte maneira:

1º Segmento – Profissionais da Educação: Marta Caramelo (titular) e Simone Martins (suplente);

2º Segmento – Movimentos Sociais: Patrícia Freitas (titular) e Joelnir Azevedo (suplente);

3º Segmento – Legislativo: Moacir Santos (titular) e João Chaves (suplente);

4º Segmento – Fórum/Conselho/Secretaria Municipais de Educação: Thelma Jaíne (titular) e Rosany Cátia (suplente).

A professora, coordenadora do Fórum Municipal de Educação e ex-secretária de Educação de Caetité, Rosemária Joazeiro, destacou que a educação não pode se limitar ao que é feito na sala de aula. “O importante é vermos a mudança acontecendo, é fazermos parte do processo de transformação, é sermos ativos em todo esse processo”, afirmou Rosemária.

A secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira, destacou a importância de se planejar para executar e consolidar as ações em educação no nosso município. “Discutimos, debatemos e planejamos. Agora vamos à prática! Vamos fazer grupos de estudos para que todos conheçam o Plano de Educação do nosso município. Saímos daqui hoje com uma grande responsabilidade. Provocar a nossa sociedade, chamar e envolver as pessoas nesse processo tão importante”, destacou, Iamara.

O prefeito de Caetité, professor Aldo Gondim, referiu-se aos seus colegas de profissão como vencedores e destacou a educação como um grande desafio. “Temos acompanhado os avanços que o nosso município teve nos últimos anos, mas ainda temos trabalhar para efetivar políticas públicas que de fato possam utilizar a educação como instrumento de transformação social. Não adianta você concretizar algo se você não procurar melhorar a vida das pessoas. E não há nada que mude mais a vida das pessoas que a educação”, destacou o prefeito.

Durante o ato solene, compuseram a mesa, além do prefeito Aldo Gondim, da secretária Iamara Junqueira e de Rosemária Joazeiro, o vereador Moacir Santos, o palestrante Ednaldo Cardoso de Araújo, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Thelma Jaíne, e Anaíde representando o Núcleo territorial do Alto Sertão.

Publicidade