09.11.2017 - 10h45
 
Cavalos soltos oferecem riscos aos moradores de Caetité
 
Cavalos soltos oferecem riscos aos moradores de Caetité

Desfile de animais pelas ruas da cidade é contante



Cavalo (do latim caballu) é um mamífero da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados é garanhão, para os machos castrados é capão, e para os filhotes é potro. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Seu tempo de vida varia de 25 a 40 anos.

Com essa introdução, vamos Direto Ao Ponto: Em Caetité, os cavalos estão mais sociais ainda, pois é constante o desfile de equinos pelas ruas, vielas, avenidas e rodovias que cortam o município. O caso preocupa pedestres e condutores de veículos que trafegam na vias urbanas e rurais. Animais causadores de acidentes com vítimas fatais e que ninguém toma providências quanto a essa irresponsabilidade. De quem é a responsabilidade? De quem não fiscaliza? Ou dos proprietários que também não estão nem aí para o que um animal desses pode cometer. Uma coisa é certa: A culpa não é do animal, pois o mesmo é irracional.

Nossa redação entrou emm contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e fomos informados que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem uma fiscal para atender as denúncias sobre esses fatos. Anote aí: (77) 9 9983-6674 (Tiago Ribeiro).

Finalizo o Direto Ao Ponto com as palavras e o desabafo de um leitor que enviou para a redação do Caetfest fotografia e a uma mensagem solicitando a postagem de uma matéria sobre o tema.

"As ruas e rodovias da nossa cidade tem presença constante de animais soltos, a cidade virou um verdadeiro criatório de cavalos. Será que as autoridades vão esperar acontecer um acidente grave ou infestação de doença pra depois tomarem providencias?", disse o leitor que prefere não se identificar.

Publicidade