14.09.2021 - 11h51
 
WhatsApp prepara função para transformar mensagens de voz em texto
 
WhatsApp prepara função para transformar mensagens de voz em texto

Ainda em desenvolvimento, ferramenta nativa do WhatsApp será capaz de transcrever as mensagens de voz recebidas no iPhone

O WhatsApp está trabalhando em um recurso para facilitar o acesso aos conteúdos de mensagens de voz. Segundo o WABetaInfo nesta sexta-feira (10), o mensageiro deve ganhar uma função nativa para transcrever os áudios trocados em conversas pelo app de mensagens. Por ora, a novidade que transforma as gravações em texto deu as caras somente no aplicativo para iPhone (iOS) e ainda não está disponível aos usuários.

A ferramenta garante acesso aos conteúdos das gravações sem precisar ouví-las. O site especializado explica que, além de nativa, a função não depende dos servidores do Facebook para funcionar. Ou seja, tudo é realizado diretamente no smartphone do usuário, com o auxílio do sistema de reconhecimento de fala do celular da Apple.

O recurso funciona assim: depois que o usuário dá a permissão para o WhatsApp utilizar o reconhecimento de fala do iOS, será possível acessar um tela chamada “Transcrição” (em tradução livre). É nela que o mensageiro vai apresentar o conteúdo do áudio em forma de texto, que ficará armazenado localmente para leituras futuras. Além disso, os diálogos são separados em uma linha do tempo.

Apesar da breve aparição, ainda não se sabe quando o recurso chegará aos usuários. Também não há informações sobre a disponibilidade da função no app para Android.