05.04.2021 - 07h46
 
Codemac celebra os 211 Anos de Caetité com renovação do Conselho
 
Codemac celebra os 211 Anos de Caetité com renovação do Conselho

O Núcleo Caetité do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental traz uma notícia muito alvissareira na passagem dos 211 anos da criação de nosso município. Na reunião com o Conselho de Meio Ambiente - Codemac realizada no último dia (31/03) foi vivenciado um debate muito promissor, quando foi defendida a proposta de reforma do Codemac para torná-lo mais representativo e atuante, sobretudo, considerando a dramática situação ambiental de nossa região, alvo de bárbaras agressões à Mãe Terra, toleradas pela insensibilidade de governantes que abençoam a ganância dos exploradores dos Bens Comuns da natureza!

No proveitoso diálogo entre entidades da sociedade civil e o Codemac houve o reconhecimento da reforma do Conselho, de sua composição e regimento que é vital para que este órgão possa agir, dentro de suas atribuições, com agilidade, responsabilidade e competência técnica perante os problemas causados também pelos eventos radicais, que provocam mudanças climáticas e destruição da natureza.

Houve consenso de que a preservação ambiental não é responsabilidade só do poder público, mas também da sociedade e quanto maior espaço de participação ela tiver poderá oferecer uma colaboração construtiva de forma a garantir que o Codemac seja ativo, funcional, democrático e transparente, tornando público suas decisões e atos para que as discussões e decisões conjuntas da sociedade e poder público resultem no bem comum para todos.

Além da discussão da necessária reforma do Conselho foi formada uma comissão para montar uma proposta de oficinas presenciais de capacitação. O Conselho também vai avaliar a viabilidade de estimular a participação de interessados na temática socioambiental no Processo de Formação Continuada e Multiplicadora do Fórum Mudanças e Justiça Social virtual, gratuito e com certificado de participação - que começará este mês, abordando o tema Fundamento da Interligação dos Biomas. Também será estudada uma forma de facilitar o acesso da sociedade às informações do Conselho, adotando a sistemática moderna e ágil da tecnologia virtual para disponibilizar as atas do Conselho e as leis relacionadas ao tema socioambiental.

Como os caetiteenses, em júbilo, celebram este aniversário da Princesinha do Sertão, o Conselho achou por bem compartilhar esta boa notícia, dispostos a contribuir com o avanço da organização jurídico-institucional do Codemac a fim de que possa desempenhar a importante tarefa que lhe cabe nestes tempos de tantos desafios colocados para o futuro do planeta e da Vida na terra!



Caetité 05 de abril de 2021

Núcleo Caetité do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental

Maria de Fatima Azevedo
Facilitadora



Publicidade