15.05.2019 - 09h01
 
CCJ aprova Projeto de Lei de Ivana Bastos que assegura direito de amamentação
 
CCJ aprova Projeto de Lei de Ivana Bastos que assegura direito de amamentação

Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram, nesta terça-feira (14), por unanimidade, o Projeto de Lei (21.441/2015) de autoria da deputada Ivana Bastos que busca assegurar à lactante o direito de amamentação em quaisquer locais no interior dos estabelecimentos comerciais, prédios públicos, dentre outros, localizados no estado.

“Essa é mais uma conquista para nós mulheres da Bahia. O leite materno é fundamental para o desenvolvimento dos nossos filhos e a Organização Mundial da Saúde, recomenda que os bebês devam ser amamentados exclusivamente no peito até o sexto mês e continuem mamando até pelo menos o segundo ano de vida. A amamentação também é um momento em que o vínculo afetivo entre mamãe e bebê é estimulado. Então, não podemos trancafiar as mães em casa com os seus bebês para que o esse ato de amor seja realizado”, ressaltou a deputada.

Ivana Bastos ainda falou sobre os constrangimentos que as mães passam em certos estabelecimentos. “O tempo todo ouvimos e vemos casos de mulheres que são proibidas de amamentar em certos locais. Isso coíbe a ação por outras mães que se sentem constrangidas, e não podemos admitir essa conduta por parte dos estabelecimentos”, concluiu a parlamentar.

O projeto segue agora para votação em plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. 

Publicidade