publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
09.10.2018 - 15h29 Por Direcom
 
Prefeitura de Caetité inicia tradicional Campanha Outubro Rosa Novembro Azul
 
 
Prefeitura de Caetité inicia tradicional Campanha Outubro Rosa Novembro Azul
Prefeitura de Caetité inicia tradicional Campanha Outubro Rosa Novembro Azul
 

A prevenção é o melhor caminho para combatermos os cânceres de mama e próstata.



Com intuito de conscientizar e alertar homens, mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata, a Prefeitura de Caetité deu início, nesta segunda-feira (08/10), à tradicional Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, por meio de coletiva de imprensa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Auditório Municipal no antigo Fórum na Praça da Catedral. Nesse primeiro momento, o foco da Campanha é o Câncer de Mama.

A coletiva de imprensa contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes; do médico oncologista, Dr. Décio Montenegro; da médica da Unidade de Saúde José Silveira Rocha, Dr.ª Suellen Porto; da professora Leny Lucy, que contou sua experiência no enfrentamento do câncer de mama; e das servidoras da SMS Raysa Messias e Carol Hori. Estiveram presentes diversos veículos de comunicação do rádio e da internet.

Cynthia Lopes, secretária de Saúde, explicou que a mobilização tem como objetivo estimular as mulheres a participarem da campanha com a perspectiva do cuidado da saúde e do seu corpo. “Estamos dando condições, não somente nesse mês, mas durante todo o ano, para que as mulheres possam realizar o diagnóstico através de mamografias e ultrassonografias, e serem encaminhadas de forma rápida para o tratamento. Inclusive, já realizamos em nossa cidade cirurgias de mama, isso mostra o resultado de um trabalho sério”, afirmou.

“O cuidado da mulher deve ser contínuo, em todos os meses do ano. Então, durante a campanha, vamos potencializar esse chamamento, com oferta para prevenção em todas as Unidades de Saúde da Família, realizando o dia D da campanha nessas unidades, para que as mulheres participem e se previnam”, completou a secretária de Saúde.

Como forma de incentivar as mulheres a buscarem pelo exame e enfrentar o tratamento, a professora Leny Lucy contou sua história de luta contra a doença. “Quando você descobre a doença o primeiro passo é aceitar, isso é importante para encarar os desafios do tratamento. Depois é enfrentar essa luta com alegria para vencer o câncer. Eu venci essa doença porque não desanimei e aceitei minha condição no momento, isso deixou mais leve o tratamento. É essencial, também, o apoio da família e dos amigos”, enfatiza Leny.

A médica, Drª Suellen Porto, destacou, ainda, que existem fatores ambientais e genéticos que influenciam no desenvolvimento do câncer de mama e alertou para cuidados. “O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool e o fumo são os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama, quem está exposto a esses fatores devem aumentar o cuidado”, ressaltou.

“A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Portanto, a Campanha Outubro Rosa é, sobretudo, para levar informação às mulheres para a desmitificação de preconceitos e para a procura espontânea para a realização de exame de diagnóstico e para o enfrentamento de todo o processo de tratamento. Parabenizo a secretária de Saúde pela iniciativa e pelo trabalho que tem sido feito nos últimos anos”, destacou o médico oncologista, Dr. Décio Montenegro.

Durante este mês, o Cristo de braços abertos para a cidade está com iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa.

Confira a programação dos ‘Dias D’ da Campanha Outubro Rosa:

09/10 ▶ CAE III (Rua Rui Barbosa)

17/10 ▶ UBS Dr. Woquiton Fernandes (saída pra Maniaçu)

23/10 ▶ USF Juazeiro

22/10 ▶ USF Aroeiras

24/10 ▶ USF Caldeiras

25/10 ▶ USF José Silveira Rocha (bairro N. Sra. da Paz)

25/10 ▶ USF Pajeú dos Ventos

25/10 ▶ USF Maniaçu

26/10 ▶ USF Santa Luzia

30/10 ▶ USF Brejinho das Ametistas

30/10 ▶ USF Cercado

31/10 ▶ USF Lagoa do Mato

Publicidade

 
Mais notícias
 
17.10.2018 - I MEXA AÊ CAETITÉ – Educação corporal, saúde, esportes e entretenimento
 
17.10.2018 - “Governo baiano abandonou o setor de turismo no estado”, diz Luciano Ribeiro, líder da Oposição
 
17.10.2018 - Caetité: Escritor soteropolitano lançará livro “NÃO É O OLHO QUE VÊ”, voltado para Audiovisual
 
17.10.2018 - Professores municipais foram homenageados em sessão solene em Caetité
 
16.10.2018 - Governo volta atrás, e horário de verão vai começar no dia 4 de novembro
 
 
12.10.2018
I Mexa aê Caetité
11.10.2018
Passeio em Comemoração ao Dia das Crianças
29.09.2018
Baile da Fantasia - CETEBC 2018
28.09.2018
Oitava Caminhada pela Inclusão é realizada em Caetité
27.09.2018
"Projeto Família na Escola: Laços que valorizam" - Parte 1
27.09.2018
"Projeto Família na Escola: Laços que valorizam" - Parte 2
20.07.2018
Desfile dos Carros de Boi - Parte 1
20.07.2018
Desfile dos Carros de Boi - Parte 2
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2018. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet