publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
06.12.2012 - 10h27 Por Alô Cidade
 
Riacho de Santana: Tito perde o cargo por infidelidade partidária
 
 
Riacho de Santana: Tito perde o cargo por infidelidade partidária
 

Os políticos foram acionados pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, no ano passado, após se desfiliarem dos partidos sem apresentar justa causa.

O prefeito do município de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro, perdeu o cargo por infidelidade partidária, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF-BA). Além do gestor, outros quatro vereadores - Gildásio dos Santos Passos (Brejolândia/BA), Salatiel Coelho (Ibotirama/BA), Francisco Borges (Fátima/BA) e Carlos Tito Marques Cordeiro (Barreiras) - foram afastados das funções pelo mesmo motivo.

Os políticos foram acionados pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), no ano passado, após se desfiliarem dos partidos sem apresentar justa causa. De acordo com o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, o objetivo da regra da fidelidade partidária é proteger a vontade do eleitor que manifestou, nas urnas, o desejo de que a gestão pública fosse exercida conforme o planejamento e a ideologia política do partido ao qual seu candidato é filiado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê apenas quatro justificativas para que um político mude de partido antes do fim do mandato: grave discriminação pessoal, incorporação ou fusão do partido, criação de novo partido e mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário.

Tito Eugênio pertencia ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e alegou ter migrado para o Partido Democrático Trabalhista (PDT) por ter sofrido grave discriminação pessoal. Porém, depoimentos mostraram que ele saiu por não ter conseguido transformar a comissão provisória que presidia em diretório municipal.

Os quatro vereadores também apresentaram, como justificativa, grave discriminação pessoal. No caso de Gildásio dos Santos Passos, de Brejolândia, ficou constatado que ele saiu do Partido da República (PR) para o Partido Popular Socialista (PPS) por divergências políticas e receio de não concorrer no pleito seguinte. Também com medo de não ser candidato nas eleições seguintes, Salatiel Coelho, de Ibotirama, mudou do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para o Partido Trabalhista Nacional (PTN), Francisco Borges de Santana, do município de Fátima, saiu do Partido Progressista (PP) para o PDT e Carlos Tito Marques Cordeiro deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para ingressar no PDT.

Acatando a decisão do PRE, o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) decretou a perda do cargo dos cinco políticos e determinou que, no prazo de dez dias, o vice-prefeito de Riacho de Santana, e os respectivos suplentes dos vereadores das outras cidades assumam os mandatos.

Matéria original: Correio24h

Prefeito de Riacho de Santana perde o cargo por infidelidade partidária

 
Mais notícias
 
19.04.2024 - Sobe para 43 o número de mortos pela dengue na Bahia
 
19.04.2024 - Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública
 
19.04.2024 - Prefeitura de Caetité abre vagas com salários de até R$ 4,5 mil
 
19.04.2024 - Auditórios de inspetorias do Crea-BA são palco para capacitação de profissionais no interior da Bahia
 
19.04.2024 - Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a Dengue
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet