publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
17.04.2018 - 09h45 Por Direcom
 
Governo Participativo realizou capacitação das merendeiras municipais
 
 
Governo Participativo realizou capacitação das merendeiras municipais
Governo Participativo realizou capacitação das merendeiras municipais
 

Técnicas de preparação do alimento servido foram trabalhadas, para trazer mais qualidade para a merenda escolar.

Durante a última sexta-feira (13/04) a Prefeitura de Caetité, através da Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (Difam), em parceria com a secretaria municipal de Educação, realizou o Encontro de Merendeiras 2018. Evento visa o treinamento e aperfeiçoamento das merendeiras que atuam na rede municipal de ensino para a melhor qualidade da merenda escolar.

Na oportunidade, estiveram presentes cerca de 100 merendeiras; a vice-prefeita, Drª Jaquele Fraga; os secretários municipais de Relações Institucionais, Herbert Carvalho, e de Educação, Iamara Junqueira; a Diretora da Difam, Auta Rosa Gotardo; a Nutricionista responsável pela merenda escolar no município, Gabriela Oliveira; o Assessor de Gabinete, Yalen Sacramento; a técnica da secretaria de Educação e membro do Conselho de Alimentação Escolar, Luciana Duarte; o Vereador Moacir Santos; além de funcionários municipais.

A diretora da Difam, Auta Rosa Gotardo, agradeceu o empenho de toda a sua equipe e destacou que esse é um encontro que é realizado desde 2009, para dar uma injeção de animo nessas profissionais que desenvolvem tão bem o seu papel. “Esse é um momento não só de capacitação, como, também, de confraternização. Ao longo de todo o dia realizamos palestras com a Nutricionista Gabriela Oliveira; com a Psicóloga, Cinara Rocha; com a equipe do Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Caetité; além de um “aulão” de ginástica com o Professor de Educação Física, Jeferson Nogueira. É um dia cheio de informações e dinâmica”, explicou Auta.

A vice-prefeita destacou que uma merenda de qualidade contribui para uma melhor aprendizagem do aluno. “Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho que vocês desenvolvem, pelo cuidado e zelo que vocês têm com os nossos jovens e crianças. Por isso, quero parabenizá-las e, principalmente, agradecê-las pelo trabalho que vocês realizam durante todo o ano letivo. Estamos sempre à disposição de vocês”, declarou Jaquele.

A secretária de Educação, Iamara Junqueira, destacou que desde o planejamento do ano letivo, a merenda é colocada como prioridade. “Não abrimos mão para que desde o primeiro dia de aula seja oferecida merenda escolar de qualidade. Esforçamos-nos para que desde a primeira semana todos os alunos tivessem o kit escolar e estamos finalizando a entrega dos uniformes e mochilas escolares. Em nossas visitas às 41 escolas do nosso município, nós temos percebido que nossos alunos gostam das escolas. E escola é um conjunto do qual vocês são parte fundamental. Muito obrigada por nos ajudarem a fazer esse todo funcionar tão bem”, parabenizou Iamara.

O prefeito Aldo Gondim, não esteve presente no evento, por conta de uma assinatura de convênio de uma obra em Salvador, mas o secretário de Relações Institucionais, Herbert Carvalho, justificou a sua ausência. “O prefeito Aldo coloca o serviço de vocês como prioridade e o destaca como um dos principais trabalhos dentro da área da educação. Nós temos uma merenda diferenciada em nossa região e muito disso, se deve a vocês. A merendeira é tão importante quanto o professor e, por isso, quero agradecer o carinho que vocês têm com os alunos e o profissionalismo com o qual vocês lidam com essa tarefa diária”, destacou Herbert.

O Assessor de Gabinete, Yalen Sacramento, anunciou que o dia 30 de outubro será instituído em nosso município como dia da merendeira. “É motivo de muito orgulho estar aqui hoje, com profissionais do mais alto gabarito. E trazer essa notícia de que vocês terão um dia para vocês, no calendário municipal da nossa cidade, muito me alegra. Esse é um projeto de lei do Vereador Álvaro Montenegro, e é uma data que vai simbolizar a importância de vocês merendeiras, como partícipe direta, no processo de ensino aprendizagem”, afirmou Yalen.

Ao longo de todo o dia foi realizado o Concurso de Receitas Saudáveis. “Recebemos as receitas, produzidas, principalmente com alimentos da agricultura familiar, durante todo o dia, de merendeiras de diversas escolas. E elas foram avaliadas por um júri. Premiamos as três primeiras colocadas e, para o ano que vem, vamos tentar adaptá-las ao cardápio escolar”, explicou Auta Rosa.

As escolas premiadas foram: 1° lugar – Zelinda e Nunila; 2° Lugar – Emiliana Nogueira Pita; e 3° Lugar - Maurício Gumes.

A merendeira Leila, da escola Vereador Clemente de Castro, de Brejinho das Ametistas, destacou que esse é um momento de aprender e fazer todas juntas. “Esse é um encontro maravilhoso. Muito importante e gratificante para a nossa profissão, para fazermos uma merenda de mais qualidade, com uma variedade maior de combinações dos alimentos”, finalizou Leila.

Publicidade

 
Mais notícias
 
11.07.2018 - MEC suspende Fies, Prouni e Pronatec da Faculdade de Ciências Médicas da Bahia
 
11.07.2018 - Prefeito de Guanambi acompanha licitação para a recuperação da Pista do Aeroporto; investimentos superam R$ 7 milhões
 
11.07.2018 - Coelba informa desligamento de energia elétrica dia 16 em Caetité
 
11.07.2018 - Sarau para Anísio acontece nesta quarta (11) em Caetité
 
11.07.2018 - Reunião entre PGE e assessores do Estado esclarece dúvidas sobre comunicação institucional
 
 
28.06.2018
Arraiá do Colégio Mundo Colorido - Parte 1
28.06.2018
Arraiá do Colégio Mundo Colorido - Parte 2
18.06.2018
Forró do Gurutuba 2018 em Guanambi / BA - Dorgival Dantas
17.06.2018
Forró do Gurutuba 2018 em Guanambi / BA - Parte 1
17.06.2018
Forró do Gurutuba 2018 em Guanambi / BA - Parte 2
13.06.2018
Encerramento do Trezenário de Santo Antônio em Guanambi
03.06.2018
28ª Missa do Vaqueiro - Domingo - Parte 1
03.06.2018
28ª Missa do Vaqueiro - Domingo - Parte 2
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2018. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet