publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
23.11.2012 - 15h30 Por Caetfest
 
Segunda edição consolida Festcasa como o grande evento cultura de Caetité e região
 
 
Segunda edição consolida Festcasa como o grande evento cultura de Caetité e região
Palco na Praça da Catedral em frente a Casa Anísio Teixeira - Foto: Fábio Alves (Caetfest)
 

Festival promovido pela Casa Anísio Teixeira e Programa Catavento, da Renova Energia, levou a arte para as ruas da cidade durante cinco dias

Sucesso de público e crítica. Assim podemos considerar o segundo Festival de Artes Cênicas (Festcasa), uma iniciativa da Casa Anísio Teixeira e do Programa Catavento, de responsabilidade da Renova Energia, lotou o teatro da Casa Anísio Teixeira todos os dias e atraiu centenas de pessoas para as praças, feira livre, a Casa da Chácara - local abrigará o Museu de Arqueologia do Alto Sertão - e onde mais houvesse espaço para as manifestações artísticas. “Isto é uma beleza! Tanta gente, tanta animação. Precisamos de mais coisas bonitas assim”, afirmou o agricultor Francisco de Paula, 37, entre muitas risadas com as peripécias da Cia Gente de Teatro da Bahia, que apresentava o “Cordel do Pega Prá Capá” na Feira Livre da cidade. 

Os espetáculos e oficinas de artes cênicas, dança, circo e música agitaram a cena cultural de Caetité durante cinco dias e impregnaram de cultura os locais públicos onde foram realizadas as atividades do festival.

Já no primeiro dia, na quarta-feira (14), o tom era de sucesso. A abertura do Conservatório de Música, outro projeto do Festcasa, foi um dos momentos marcantes do festival, antes mesmo da abertura oficial. “A entrega deste conservatório é, além de uma alegria, uma prestação de contas à Renova Energia, que acreditou nesse projeto desde o início”, afirmou diretora da Casa Anísio Teixeira, Mara Auxiliadora Ledo. Para o diretor de Meio Ambiente da Renova Energia, Ney Maron, o momento era de comemoração e também de prestação de contas da empresa para com a comunidade. “Projetos como esse sempre terão espaço no Programa Catavento. É a nossa forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Caetité e de toda a região”, afirmou,

Já na abertura oficial do Festcasa, o diretor-presidente da Renova Energia, Mathias Becker, lembrou a importância da arte como agregador de valores essenciais e reafirmou o compromisso com as comunidades das áreas de influência da empresa. “Contribuir com o desenvolvimento local é nossa forma de retribuir a forma calorosa que fomos recebidos nesta região. Aqui chegamos e ficaremos por um longo tempo e queremos ser bons vizinhos”, disse Becker.

Formação – Além do Festival, o Festcasa promoveu no últimos meses um curso com 220 horas de formação em artes cênicas, que resultou, entre outras ações na formação da Cia Nóis da Casa, que encantou o público com o espetáculo “O Bem Amado”. Entre os 23 alunos que receberam o certificado durante o Festival, era visível o clima de animação para continuar trilhando os caminhos do teatro, mas ainda receberam do diretor Fernando Marinhoalguns sábios conselhos, como a dedicação e a busca contínua de aprendizagem. “O fenômeno do teatro só se realiza quando se estabelece o diálogo entre o palco e o público”, afirmou, incentivando os grupos a se apresentarem nas praças da cidade, como o meio mais efetivo de formar novas plateias.

Mais feliz ainda estava o ator Jhonatan de Araújo, 17, estudante, que interpretou o Dirceu Borboleta na peça O Bem Amado. A performance rendeu o convite para assinar contrato com o grupo Dobradores de Arte, da Casa Anísio Teixeira. “Eu já havia participado de outros espetáculos em um grupo de teatro de Ibiassucê, mas o curso me deu embasamento teórico, entrosamento e novas técnicas”, avalia.

Para Irema Santos, atriz e professora de interpretação do curso do Festcasa, os alunos foram uma grata surpresa. “As coisas mais importantes que encontrei neste grupo foram uma vontade muito grande de adquirir conhecimento e o amor pela arte do teatro. Isso foi fundamental para a que eles pudessem absorver mais facilmente o conhecimento e as técnicas”, afirmou lembrando que detectou no grupo talentos, que com dedicação e compromisso, serão capazes de fazer a diferença no teatro da Bahia e do Brasil.

Sobre o Festcasa - Promovido pela Casa Anísio Teixeira e pelo Programa Catavento, o Festival de Artes Cênicas de Caetité é uma mostra não competitiva, que tem como objetivo favorecer a difusão de saberes e experiências na área teatral e fortalecer os grupos de teatro em formação no Território Sertão Produtivo, como forma de contribuir para o fomento da produção teatral em Caetité e região. O Festcasa aconteceu entre os dias 14 e 18 de novembro, com ampla programação que envolveu 14 espetáculos e 22 oficinas. Além do teatro, outras manifestações culturais, como a arte circense, música e dança tiveram presenças garantidas na mostra. Já os artistas e interessados em teatro participaram de dezenas de oficinas.

Sobre o Catavento - O programa da Renova Energia nasceu a partir da execução dos projetos socioambientais que permeiam a implantação dos parques eólicos há dois anos. A iniciativa é resultado do engajamento da companhia nas causas de interesse público em toda a área que compreende as três cidades, apoiada em uma rede de colaboração responsável pela elaboração e andamento de todas dos projetos que compõem o programa.

A primeira fase da iniciativa prevê investimentos ao longo do biênio 2012-2013, nas dimensões socioeconômica, cultural e patrimonial, de meio ambiente e de desenvolvimento organizacional. O recurso, financiado pelo Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está sendo investido em ações gradativas, priorizando as áreas de implantação dos Parques, estendendo-se à percepção territorial.

Os projetos do Catavento são definidos de forma participativa. Por meio de um intenso diálogo com as comunidades das áreas de sua influência de atuação, a Renova Energia busca conhecer os desafios e as demandas dessas comunidades e, dessa forma, somar esforços para promover o desenvolvimento territorial sustentável. Além disso, o Programa Catavento dá continuidade a ações já existentes nessas áreas em processo de planejamento ou de execução. A intenção é viabilizar o que já foi diagnosticado e organizado pela própria comunidade, para materializar as ações com mais celeridade.

Entre os projetos abarcados nesta primeira fase do Programa Catavento estão o Plano Museológico para o Museu de Arqueologia do Alto Sertão da Bahia (MASB), o Festival de Artes Cênicas da Casa Anísio Teixeira (Festcasa), oficinas de música e teatro, capacitação profissional, recuperação e preservação de mananciais de abastecimento público, compostagem, um plano de desenvolvimento de cadeias produtivas locais, construção de usina para beneficiamento de culturas regionais e apicultura, construção de um laboratório fitoterápico, ações de empreendedorismo e assessoria técnica rural, entre outros.

Para mais informações sobre a Renova Energia acesse www.renovaenergia.com.br

 
Mais notícias
 
25.03.2024 - Inscrições para estágio em Direito no MPF-BA começam nesta segunda-feira; há vagas para cinco municípios
 
25.03.2024 - Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixará prisão de Barcelona
 
25.03.2024 - Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água
 
25.03.2024 - Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil
 
25.03.2024 - Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet