publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
26.08.2015 - 12h15 Por Samuel Gonçalves
 
Reunião define ações para regularização do abate e comercialização de carnes em Igaporã
 
 
Reunião define ações para regularização do abate e comercialização de carnes em Igaporã
Reunião define ações para regularização do abate e comercialização de carnes em Igaporã
 

Com a participação da ADAB, Administração Municipal, Açougueiros e população em geral, encontro definiu ações para a regularização do abate e comercialização de carnes.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal uma reunião com a participação de membros da ADAB, da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, açougueiros e população, onde foram discutidas as ações necessárias para regularização definitiva do abate de gado, transporte e comercialização de carnes no município de Igaporã.

Os trabalhos iniciaram com a composição da mesa pela Prefeita Rosana Cotrim, o Presidente da Câmara Marlúcio Seixas, a Coordenadora regional da ADAB de Guanambi Edlúcia Teixeira Barros Carvalho, a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Igaporã Noeme Ribeiro Costa, o Gerente Técnico da ADAB de Caetité - Med. Veterinário Roberto Leônidas A. Neves, a Coordenadora da Atenção Básica à Saúde Daniela Fernandes, representando a Secretaria de Educação Maria de Lourdes Fernandes, representando os Agentes Comunitários de Saúde Maria Neide e representando os açougueiros o Sr. Ibelmon Magalhães.

Para a Prefeita Rosana Cotrim “A readequação e conclusão do mercado municipal e entreposto de carnes atesta a profunda importância econômica, social e cultural desse estabelecimento que irá viabilizar a manifestação de valores, costumes e identidades locais. Outra vantagem será o desenvolvimento econômico e social ao comercio do município, que beneficiará principalmente a agricultura familiar com o escoamento de sua produção, que terá no mercado municipal um importante espaço para comercialização.” Afirmou.

Em seguida foi ministrada uma palestra com o tema “O abate clandestino de gado e o risco para a saúde do consumidor” pelo Médico Veterinário da ADAB de Vitória da Conquista Leonardo Rosa da França que pontuou aos presentes informações referentes à contaminação dos alimentos, e as doenças transmitidas na região sudoeste pelo comércio irregular de carnes. Leonardo também enfatizou sobre a importância de boas práticas desde o início da cadeia produtiva até o processo de industrialização e comercialização das carnes.

No decorrer da palestra açougueiros e população presentes puderam tirar suas dúvidas.  A previsão é de que em 30 dias sejam executadas todas as ações por parte dos açougues para regularização definitiva do processo de abate de gados, transporte e comercialização de carnes em Igaporã.

Mercado Municipal e Entreposto de Carnes

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura efetuou uma série de adequações, para enfim, colocar à disposição da população o Mercado Municipal. Para isso foram necessárias obras em toda parte elétrica, hidráulica, telhado além de uma nova pintura. A Administração não mediu esforços para disponibilizar esse importante empreendimento comercial, para que assim se efetive sua real função que é o beneficiamento das famílias igaporaenses. As ligações de energia elétrica e água já serão executas nos nomes dos comerciantes de cada box.

O mercado municipal tem como principal função, a adequação do comércio de carnes de acordo com as normas sanitárias exigidas pelos órgãos fiscalizadores. Apesar dos costumes culturais de comercialização, a prática pode trazer riscos à saúde. Com isso, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento econômico municipal, irá contribuir também para que os comerciantes tenham um espaço de trabalho dentro das normas sanitárias exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

Outro ponto fundamental é a câmara fria que também faz parte do empreendimento. A câmara irá receber e acondicionar adequadamente os animais abatidos por frigoríficos regularizados e devidamente cadastrados. Esse entreposto será responsável também pela desossa e entrega da carne aos açougues instalados no mercado municipal. 

 
Mais notícias
 
25.03.2024 - Inscrições para estágio em Direito no MPF-BA começam nesta segunda-feira; há vagas para cinco municípios
 
25.03.2024 - Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixará prisão de Barcelona
 
25.03.2024 - Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água
 
25.03.2024 - Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil
 
25.03.2024 - Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet