publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
20.03.2012 - 16h22
 
Caetité: MP aciona Embasa por falta d´água sistemática na cidade
 
 
 

Acusada de promover um "colapso no sistema de abastecimento de água" em Caetité (município a 757 km de Salvador), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) responderá na Justiça a uma ação civil pública, com pedido de liminar, proposta pelo Ministério Público estadual.

Segundo o promotor de Justiça Jailson Trindade Neves, autor da ação, a Embasa implantou um sistema de "rodízio" no fornecimento de água na cidade - em certos dias da semana, alguns bairros recebem água e outros não -, medida que, além de reduzir a oferta do produto, implica na descontinuidade e interrupção de um serviço público essencial. "A Embasa, como concessionária do serviço público, não está fornecendo água suficiente aos consumidores, mas com interrupções sistemáticas, mesmo sabendo que o produto a ser servido constitui bem essencial à vida humana", informa o promotor.

Na ação, o Ministério Público requer liminarmente que a Embasa seja obrigada a restabelecer, dentro de seis meses, a contar da data da decisão judicial, o fornecimento diário e contínuo de água; que contrate caminhões-pipa para suprir o abastecimento de água nas residências servidas pela rede pública de abastecimento quando o sistema de distribuição apresentar problemas; e a promover o abatimento proporcional do valor da fatura, permitindo-se, apenas, a cobrança baseada no menor valor consumido dos últimos dozes meses. O não cumprimento da decisão implicaria multa diária de R$ 10 mil.

O promotor de Justiça explica que, nos últimos anos, a cidade de Caetité apresentou um elevado crescimento populacional, com a instalação de empresas de grande porte na região, mas a Embasa não realizou investimentos ou melhorias no seu sistema de abastecimento de água. "Caetité, hoje, é outra cidade, com empresas instaladas e outras tantas em fase de implantação; e a Embasa continua com o mesmo sistema de abastecimento de água dos anos 80", ressalta Jailson Neves, sustentando que esse descompasso entre o aumento no número de consumidores e o velho sistema de abastecimento, somado à ausência de investimentos estruturantes, teria ocasionado o colapso no sistema, que, por sua vez, forçou a Embasa a implantar o sistema "rodízio". Essa medida, porém, tem levado muitos consumidores a adquirirem mais caixas d'água e submetido os mais pobres a uma situação humilhante, uma vez que precisam se valer de utensílios domésticos para armazenarem água, informa o promotor.

Além disso, uma inspeção técnica realizada pelo Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (Nusf) do MP no Sistema de Abastecimento de Água do Município de Caetité, constatou, dentre outros problemas, que o sistema de manobras ou rodízio pode causar a contaminação da água e, por conseguinte, provocar danos à saúde dos consumidores, alerta o promotor de Justiça Jailson Neves.

BahiaJá

Confira na íntegra

 
Mais notícias
 
11.04.2024 - Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú avança e deve gerar 160 mil empregos na região
 
11.04.2024 - Urgente: tragédia com ônibus deixa ao menos 9 mortos e 22 feridos na Bahia
 
11.04.2024 - Presidente da INB anuncia novos negócios que injetarão R$ 70 bilhões na estatal
 
11.04.2024 - Minha Casa, Minha Vida seleciona quase 15 mil unidades habitacionais na Bahia em mais de 190 municípios
 
09.04.2024 - Investimentos em infraestrutura melhoram acessos e qualidade de vida em Malhada
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet