publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
25.11.2014 - 08h22 Por Fábio Alves
 
Consórcio Santa Quitéria esclarece população durante audiências públicas promovidas pelo Ibama
 
 
Consórcio Santa Quitéria esclarece população durante audiências públicas promovidas pelo Ibama
Presidente Aquilino Senra (ao centro) durante abertura da audiência em Itatira
 

Três audiências públicas foram realizadas pelo Ibama em Santa Quitéria, Itatira e Lagoa do Mato, na região do Sertão Central do Ceará, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. No total, foram 19 horas de apresentações e debates sobre o Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Santa Quitéria e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

Na abertura da audiência pública de Santa Quitéria, o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, Aquilino Senra, falou sobre a importância desse encontro com os moradores. “Audiência pública é o momento de tirar dúvidas. Não é um embate, não é uma disputa. É uma oportunidade de esclarecimentos. Porque todo empreendimento tem suas vantagens e evidentemente tem seus impactos. E as vantagens têm que ser maiores que os impactos”, afirmou.

O Projeto Santa Quitéria consiste na instalação de um complexo mínero-industrial dedicado à lavra e beneficiamento da jazida Itataia, onde o fosfato encontra-se associado ao urânio, no município de Santa Quitéria (CE). As audiências públicas promovidas pelo Ibama fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, que tem o objetivo de produzir fertilizantes fosfatados para agricultura, fosfato bicálcico para alimentação animal e concentrado de urânio para produção do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares brasileiras.

 “O Brasil é uma potência agrícola. Especialistas dizem que em 2020 nosso país estará produzindo aproximadamente 40% da demanda de produtos agrícolas do planeta. Mas é um gigante com pés de barro porque importa quase a totalidade de insumos necessários para os fertilizantes, que são o potássio (importação de 75%) e o fosfato (50%). Aqui no Ceará nós temos uma grande jazida que tem o fosfato associado ao urânio. E a INB está aqui para ajudar a resolver o problema da separação do fosfato e do urânio”, destacou Aquilino Senra.

Em cada audiência, após as apresentações dos representantes do Ibama, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e do Consórcio Santa Quitéria (formado pela INB e pelo Grupo Galvani), a empresa Arcadis Logos, responsável pela elaboração do EIA/RIMA, apresentava os principais pontos dos estudos realizados, mostrando no que consiste o Projeto Santa Quitéria, os impactos que o empreendimento trará e como esses impactos serão mitigados. Em seguida, era aberta a inscrição para os interessados em fazer perguntas ou dar um depoimento.

A INB levou às audiências técnicos de Caetité (BA), Caldas (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza (CE) preparados para responder dúvidas não apenas sobre o Projeto Santa Quitéria especificamente, mas também sobre o processo de mineração de urânio, a segurança do processo e dos trabalhadores, o ciclo do combustível nuclear, como é feito o monitoramento ambiental, radioatividade e saúde.

Surgiram muitas perguntas sobre Caetité, onde está localizada a única mina de urânio em operação no país. O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Cnen, Ivan Salati, fez questão de ressaltar que a fiscalização de todo o processo realizado na unidade é contínua. “A Cnen tem um inspetor residente e ele vai praticamente todo dia à mina. E, além disso, nós fazemos inspeções com uma periodicidade constante e bastante intensa em diversas áreas da instalação”, esclareceu.

O Consórcio Santa Quitéria está à disposição para prestar esclarecimentos pelo e-mail contato@consorciosantaquitéria.com.br ou no Centro de Informação, localizado na Rua Antônio Sabóia, 484/Loja 2B, no Centro de Santa Quitéria.

 
Mais notícias
 
25.03.2024 - Inscrições para estágio em Direito no MPF-BA começam nesta segunda-feira; há vagas para cinco municípios
 
25.03.2024 - Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixará prisão de Barcelona
 
25.03.2024 - Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água
 
25.03.2024 - Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil
 
25.03.2024 - Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet