publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
12.09.2014 - 11h50 Por Giselle Quintão
 
Teatro baiano ganha a primeira edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia
 
 
Teatro baiano ganha a primeira edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia
 

Incentivar e promover a produção teatral do interior do estado através da seleção de espetáculos de grupos teatrais. Essa é a proposta da primeira edição do Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia, patrocinado pela Braskem e Governo da Bahia, por meio da Sefaz (Secretaria da Fazenda) e da Secult (Secretaria de Cultura), através do programa FazCultura.

A primeira edição do Polo Teatral está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro pelo site do festival. A curadoria do projeto é do ator, diretor e artista visual Fernando Marinho, com realização da Alltera Comunicação e Promoções e coordenação da Caderno 2 Produções Artísticas.

As inscrições podem ser feitas por todos os grupos e produtores de teatro do interior da Bahia, desde que atendam às disposições previstas em regulamento do festival. Quatorze espetáculos serão selecionados, sendo dois de cada um dos seis macroterritórios do Estado da Bahia. Os grupos teatrais serão escolhidos por uma Comissão de Seleção composta de três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas. A divulgação dos selecionados acontecerá na segunda quinzena de outubro. Mais dois grupos de Camaçari serão convidados para compor a programação do Polo Teatral.

Circulação – Uma vez selecionados, os espetáculos terão três meses de preparação para participar do Festival de Teatro do Interior da Bahia propriamente dito, que acontece entre os dias 16 e 25 de janeiro, nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila. Cada montagem contemplada se apresenta duas vezes. O evento terá entrada gratuita e promoverá também mesas redondas, palestras, oficinas e máster classe (aula magma ministrada por especialista da área).

“Ao patrocinar ações e iniciativas culturais, como o Polo Teatral, a expectativa da Braskem é contribuir com a expansão do acesso do público, além de fomentar as artes cênicas no estado. Esse é um dos vértices da política de responsabilidade social da empresa, que visa estimular uma consciência cidadã e o crescimento sustentável”, explica Emmanuel Lacerda, Gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Nova categoria do Prêmio Braskem de Teatro – As apresentações dos quatorze espetáculos selecionados durante o festival culminará na indicação dos cinco melhores para concorrer ao Prêmio Braskem de Teatro. Assim nasce uma nova categoria: Espetáculo do Interior da Bahia. A premiação destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em outras oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial.

“Há muito necessitávamos de uma ação que proporcionasse às produções genuinamente do interior de nosso estado essa visibilidade e reconhecimento. Tendo agora o Polo Teatral, que contará inicialmente com duas produções de cada um dos seis macro territórios culturais, o Prêmio Braskem de Teatro ganha uma nova categoria”, declara Fernando Marinho, curador do Polo Teatral.

Para o Diretor Presidente da Caderno 2 Produções Artísticas, Dalmo Peres, a realização do Polo Teatral junto à Alltera Comunicação e Promoções resulta de uma importância motivadora e desafiadora para superar condições adversas do mercado cênico baiano.  “Acreditamos que a parceria do Polo Teatral com o Prêmio Braskem de Teatro dará mais visibilidade ao teatro baiano, através de ações que possibilitem um maior intercâmbio de ideias e experiências como fatores de desenvolvimento de projetos estruturantes para as artes cênicas do interior da Bahia”, afirma.

O Prêmio Braskem de Teatro é um evento já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação conta com o patrocínio do Governo da Bahia, através do FazCultura, e da Braskem, que na sua política de Responsabilidade Social define como foco sua atuação na inclusão social, na educação ambiental e promoção cultural com a finalidade de estabelecer as bases da consciência cidadã e estimular o crescimento sustentável.

Informações: www.poloteatral.com.br

Coordenação de Teatro

FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA
R. Guedes de Brito, nº 14, Centro / Salvador - Bahia
CEP: 40.020-260   (71) 3324-8522 
[email protected]

          

 
Mais notícias
 
11.04.2024 - Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú avança e deve gerar 160 mil empregos na região
 
11.04.2024 - Urgente: tragédia com ônibus deixa ao menos 9 mortos e 22 feridos na Bahia
 
11.04.2024 - Presidente da INB anuncia novos negócios que injetarão R$ 70 bilhões na estatal
 
11.04.2024 - Minha Casa, Minha Vida seleciona quase 15 mil unidades habitacionais na Bahia em mais de 190 municípios
 
09.04.2024 - Investimentos em infraestrutura melhoram acessos e qualidade de vida em Malhada
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet