publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
05.03.2013 - 08h51 Por Ascom - Giselle Quintão
 
Equipe de saúde se reúne para discutir a intensificação das ações de combate à Dengue em Caetité
 
 
Equipe de saúde se reúne para discutir a intensificação das ações de combate à Dengue em Caetité
Equipe de Saúde em ação contínua contra a Dengue, discute formas de intensificar as ações de combate à doença.
 

Município tem doença controlada, mas é preciso que a população continue agindo neste combate para deixar a Dengue bem longe daqui.

Durante a tarde do dia 1º de março, médicos, enfermeiros e profissionais do laboratório municipal estiveram reunidos para discutirem a intensificação do combate à dengue no município de Caetité. A Coordenação da Vigilância Epidemiológica salientou que a doença está sob controle, mas é preciso que a população dê continuidade às formas de prevenção da doença, principalmente eliminando todas as formas de água parada em quintais, dentro de casa e nos locais de trabalhos. Os proprietários de terrenos baldios também têm a grande responsabilidade de manterem limpos os seus terrenos baldios, evitando assim criadouros para o mosquito da dengue.

A equipe de saúde está sempre alerta, desenvolvendo constantes campanhas publicitárias, educativas, trabalhos de inquérito e tratamento larvários, mutirões, eliminação dos mosquitos através da máquina de borrifação costal, dentre outras ações. Porém, vale salientar que toda a ação de combate da doença só tem resultado satisfatório quando toda a população age conjuntamente e de forma contínua. As ações são simples, mas se você faz a sua parte e seu vizinho descuida, todos correm risco. Os cuidados devem ser redobrados nos períodos chuvosos.

Atenção: E em caso de febre com dor de cabeça e dor no corpo, procure a sua Unidade de Saúde. Não tome medicação por conta própria. A Dengue pode matar.

Saiba mais sobre a Dengue:
O vírus da Dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito que se multiplica em depósitos de água parada acumulada, que podem estar no seu quintal, dentro da sua própria casa ou no seu local de trabalho. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Existem 4 tipos diferentes de vírus, a pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de dengue hemorrágica. Neste tipo, o quadro clínico se agrava rapidamente, podendo levar à morte.

Veja como combater a Dengue, uma doença que pode matar!
A melhor forma de combate é com prevenção. Então, vamos, juntos, deixar Caetité protegida da Dengue:

Não deixe água parada: Encha de areia até a borda os pratos das plantas e mantenha as calhas livres para a água da chuva não acumular.

Mantenha caixa d’água, tonéis, barris e tanques bem tampados.

Destine corretamente o lixo e o material reciclável da sua casa e ambiente de trabalho. Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados e coloque em lixeira também fechada e fora do alcance de animais.

Descarte pneus e demais objetos que possam acumular água da chuva. Vire as garrafas de boca para baixo.

Manter o terreno baldio limpo e sem depósitos de água parada é responsabilidade do proprietário. Evite multas e outras consequências regularizando sua propriedade, além de preservar a sua saúde e dos seus vizinhos.

Sintomas:

febre alta (39° a 40°C)
dor de cabeça
dor atrás dos olhos
dores musculares
dores nas juntas
vermelhidão no corpo
prostração (cansaço)

Tratamento:
Ao observar dois ou mais sintomas, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Quem já contraiu a forma clássica da doença, em caso de reaparecimento dos sintomas, deve procurar, ainda mais imediatamente, atendimento médico, pois corre-se o risco de estar com dengue hemorrágica – a forma mais grave da doença.
O tratamento da dengue consiste em aliviar os sintomas e repor os líquidos perdidos. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Recomendações
Combater os focos do mosquito da Dengue é a melhor maneira de prevenir a transmissão da doença. Portanto, fique atento a qualquer forma de água parada;

A doença pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;

Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica. Não tome medicação por conta própria, pois alguns antitérmicos e os anti-inflamatórios interferem no processo de coagulação do sangue;

Receba bem os agentes de saúde. Eles trazem informações importantes e são fortes aliados neste combate.


Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Caetité – Trabalho e Desenvolvimento.

 
Mais notícias
 
19.04.2024 - Sobe para 43 o número de mortos pela dengue na Bahia
 
19.04.2024 - Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública
 
19.04.2024 - Prefeitura de Caetité abre vagas com salários de até R$ 4,5 mil
 
19.04.2024 - Auditórios de inspetorias do Crea-BA são palco para capacitação de profissionais no interior da Bahia
 
19.04.2024 - Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a Dengue
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet