publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
02.04.2021 - 07h15 Por Darana Comunicação
 
Encontro Regional com a Imprensa reúne jornalistas das regiões Sul e Sudoeste da Bahia
 
 
Encontro Regional com a Imprensa reúne jornalistas das regiões Sul e Sudoeste da Bahia
Encontro Regional com a Imprensa reúne jornalistas das regiões Sul e Sudoeste da Bahia
 

Na última noite do evento, estiveram presentes profissionais de Caetité e Guanambi



Jornalistas que atuam nas cidades de Caetité e Guanambi se reuniram na terça-feira, 30, para a última noite do Encontro Regional com a Imprensa. O evento, organizado pela BAMIN, aconteceu em formato remoto e reuniu, em duas ocasiões, 20 profissionais de veículos de comunicação das regiões Sul e Sudoeste da Bahia. O objetivo foi discutir os desafios da produção de notícias na era das fake news e o uso do WhatsApp na disseminação das informações.

Na noite de encerramento, foi registrada a presença de sete profissionais que produzem conteúdos na região Sudoeste. Na data anterior, dia 23, participaram 13 jornalistas das cidades de Ilhéus e Itabuna, no Sul. A jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo da Rádio Sociedade da Bahia, esteve à frente da iniciativa e compartilhou sua experiência profissional nos dois dias.

Silvana atua na produção de notícias desde o final da década de 1980. Sua trajetória inclui experiências na BandNews FM Salvador, além de ter trabalhado como apresentadora da Rádio Metrópole e gerenciado o jornalismo da TVE, dentre outras vivências no mercado de trabalho. Ela apresentou a palestra intitulada “Qualidade, agilidade e fake news” e indicou as notícias falsas como um grande problema a ser combatido pelo jornalismo profissional.

A palestrante reforçou que, na atualidade, com a ampla capacidade de viralização de informações por meios de redes sociais, as notícias falsas são ainda mais danosas à sociedade. Nesse cenário, a apuração e a checagem de dados se tornaram práticas cruciais na produção de conteúdo. "Acredito na função social dos meios de comunicação. É obrigação nossa fazer a checagem dos fatos e ouvir todos os lados de um fatos", comentou.

Outro ponto ressaltado pela jornalista é a valorização da profissão no interior do estado. O jornalismo regional é exercido por profissionais que possuem representatividade, pertencimento e proximidade com os fatos em municípios em diferentes regiões da Bahia. Para evitar que as fake news prejudiquem essa produção, é importante valorizar a formação profissional. “A saída para o jornalista é, cada vez mais, ampliar sua bagagem cultural. Isso ajuda, inclusive, a reconhecer mentiras e fake news”, afirmou.

Jornalistas presentes na última noite do evento aproveitaram para contar suas experiências e os desafios da produção de conteúdo, como foi o caso de Magal Santos, que atua na TV Magal, em Caetité. “O jornalista gera notícias e tem a obrigação de informar fatos verídicos”, assinalou. Defesa semelhante fez o jornalista Fábio Alves, responsável pelo site Caetfest: “A veracidade e a checagem devem ser levadas em conta sempre. São critérios ligados à confiabilidade do trabalho".

Participaram da última noite do evento os seguintes jornalistas de Caetité e Guanambi (em ordem alfabética): Bonny Silva (Rádio Cultura), Carlos Miranda (Rádio Star), Fábio Alves (Caetfest), Higor Rafael (IGuanambi), Magal Santos (TV Magal), Margareth Castro (Revista Imagem), Mauri Oliveira (Sudoeste Bahia).

Já no primeiro dia, estiveram presentes os seguintes profissionais de Ilhéus e Itabuna (em ordem alfabética): Caliana Mesquita (RádioZap Circo Brasileiro), Daniel Thame (Blog do Thame), Danilo Matos (Ilhéus 24 horas), Fábio Roberto (Fábio Roberto Notícias), Francisco Seixas (Blog do Chicó), Jéssica Graziele (Blog Ilhéus em Resumo), Jonildo Souza da Glória (Blog Jonildo da Glória), Laudicea Carvalho (Ilhéus Notícias), Neri Góes (Revista Serra Grande),Paulo Leonardo (Portal Vermelhinho), Roberto Santana (Folha da Praia Online), Thiago Dias (Pimenta Blog) e Viviane Cabral (Blog Tempo Presente). 

Publicidade

 
Mais notícias
 
25.03.2024 - Inscrições para estágio em Direito no MPF-BA começam nesta segunda-feira; há vagas para cinco municípios
 
25.03.2024 - Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixará prisão de Barcelona
 
25.03.2024 - Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água
 
25.03.2024 - Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil
 
25.03.2024 - Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet