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23.02.2013 - 11h16 Por Ascom - Giselle Quintão
 
Jornada Pedagógica 2013 acontecerá entre os dias 25 e 28 de fevereiro
 
 
Jornada Pedagógica 2013 acontecerá entre os dias 25 e 28 de fevereiro
 

Atenção professores da rede municipal: Confira a programação e garanta a sua participação, efetuando a sua inscrição até 22 de fevereiro.

A Jornada Pedagógica visa promover a troca de experiências entre a comunidade escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade educacional, articulando e mobilizando os vários atores sociais nos diversos segmentos envolvidos com a rede municipal de ensino.

Em 2013, a Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação levantará as questões na perspectiva da escola em tempo integral, como também planejará ações, traçando diretrizes e metas que possibilitem o enfrentamento das problemáticas inerentes ao processo ensino-aprendizagem, considerando o panorama democrático, libertador, emancipatório e plural do contexto social atual. Tais conteúdos fundamentam o tema da Jornada Pedagógica, que este ano será: Mais Educação, Mais Participação, Mais Qualidade, e acontecerá no período de 25 a 28 de fevereiro.

Os professores da rede municipal de ensino deve, efetuar a sua inscrição até dia 22 de fevereiro através do blog: http://jornadapedagogicacte2013.wordpress.com/inscricao/, através do qual é possível fazer o download do formulário, no link INSCRIÇÃO. Após preenchimento deste, o professor deverá entregá-lo na Secretaria Municipal, no setor de Protocolo. Por conta dos Fóruns, foram convidados algumas instituições responsáveis por crianças e adolescentes. Dessa forma, contaremos com 115 convidados e vagas limitadas para professores que não são da Rede Municipal de Educação.

Confira a programação clicando aqui ou no Blog: http://jornadapedagogicacte2013.wordpress.com/

SOBRE OS CONFERENCISTAS

Prof. Dr. ANDERSON SPAVIER
· Graduado em Construção Civil, pela Universidade do Estado da Bahia (1998);
· Possui interesses na área de Educação Inclusiva que foi tema da monografia “Desemprego de Profissionais Qualificados Portadores de Deficiência Física”, trabalho de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação da UNEB, no período de 1999-2000. Desde 2000, dedica-se à área de Educação como professor regente concursado da rede pública estadual de ensino da Bahia, onde leciona Matemática para a Educação Básica (ensinos Fundamental e Médio). Em 2005, realizou uma pesquisa sobre Educação Inclusiva na Universidade de Pádua (UNIPD), em Pádua, na Itália. De 2006-2007;

· Mestre em Educação Especial e Intervenções Inclusivas nas Instituições e no Território na UNIPD. Desde 2007 colabora com o Núcleo de Educação Especial da Universidade do Estrado da Bahia (NEDE/UNEB);

· Doutor em Culturas, Deficiências e Inclusão: Educação e Formação na Universidade de Roma “Foro Italico”, na Itália, com a tese “Mediar entre as diversidades: os processos inclusivos da criança imigrante com deficiência no Ensino Fundamental I”.

Profª Ms. EDILEIDE CASTRO
· Mestre em Psicologia Multifocal, Psicanalista Clínica, Especialista em Docência Superior, Graduada em Pedagogia;
· Escritora – Publicou os livros Educação: Limites e Afetividade e Adolescência: dois lados de uma mesma história;
· Consultora e Instrutora em Recursos Humanos e Empreendedorismo (Atendimento ao cliente, Cultura e Clima Organizacional, Empreendedorismo, Ética e desenvolvimento de equipes, Liderança, Sistema de Gestão de Recursos Humanos) e Educação (Educacional Pedagógico).
· Ministrou palestras e cursos nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, em Congressos Educacionais, Semanas Pedagógicas das redes estaduais, municipais e escolas particulares e Universidades. Também mantém parceria com Sindicatos, Cooperativas, Associações Comerciais e Consultorias.

Profª Ms. CLÁUDIA CRISTINA PINTO SANTOS

· Docente na Educação Básica;
· Docente no Ensino Superior presencial e EAD;
· Diretora e vice-diretora de Unidade Escolar do Ensino Médio;
· Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia;
· Consultora Técnica do Ministério da Educação.
Profª Drª ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO

· Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil;
· Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil;
· Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem;
· Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil;
· Graduação em Pedagogia – Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Profº JOE GARCIA
· Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil;
· Mestrado em Educação – Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil;
· Graduação em Licenciatura em Ciências – Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil;
· Graduação em Bacharelado Em Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

SINOPSE DAS CONFERÊNCIAS E MESAS REDONDAS

- Conferencista: Prof. Dr. Anderson Spavier

Conferência: Por uma Educação Inclusiva: elementos para uma reflexão

A escola é o espaço de convivência coletiva em que todos devem participar e compartilhar um percurso escolar comum, bem como suas experiências de vida. É o lugar que se estabelece como um espaço para a troca de saberes e de conhecimentos. Não se deve esquecer que a escola é ligada a um dispositivo de construção cultural porque representa uma amostra da sociedade na qual está inserida, embora isso não signifique que a escola não possa e não deva ser uma aliada da ideologia de transformação da própria sociedade. Se a escola é o espaço da convivência coletiva, deve ser o espaço de todos, da diversidade, entendida como fator primordial da condição humana, que deve ser respeitada. Nesse sentido, a escola deve estar aberta para a disseminação de um conhecimento libertador, ou seja, não pode e não deve ser entendida como um lugar onde devem ser perpetuados e petrificados conceitos cheios de equívocos, preconceitos, estereótipos e estigmas. Por isso, é necessário ratificar o conceito de Educação Inclusiva para que leve em consideração essa diversidade humana (em todos os seus aspectos) e que consiga dar respostas concretas às necessidades especiais de cada aluno singularmente.

- Conferencista: Profª Ms. Edileide Castro

Conferência: Afetividade e Limites: uma parceria entre a família e a escola

Proporcionar aos educadores uma oportunidade de rever sua prática relacional e apontar caminhos para a construção de uma educação marcada pelos limites e pela afetividade, que resultará em mais equilíbrio emocional e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Estabelecer limites e viver num ambiente afetivo são elementos essenciais para uma educação de qualidade. “Ninguém se educa sozinho”. É necessário vivenciar uma educação integral, onde aprender a ser é o fundamental. Esta palestra tem como base o livro: Afetividade e Limites, uma parceria entre a família e a escola, de autoria própria, com foco nos professores.

- Conferencista: Profª Drª Isabel Cristina de Jesus Brandão

Conferência: Os Dilemas e Desafios da Educação Infantil: construindo uma identidade sólida

São muitos os dilemas e desafios a serem enfrentados na Educação Infantil: ampliar o atendimento, investir na formação e valorização do docente, melhorar a infraestrutura das instituições, ampliar e fortalecer o debate sobre o tema, entre outros. Acredito que a organização da sociedade civil é de fundamental importância nesse processo de garantia e reafirmação do direito às crianças a uma Educação Infantil com qualidade. Essas são algumas questões a serem discutidas na construção da identidade da educação infantil.

- Conferencista: Prof. Dr. Heli Sabino de Oliveira e Prof. Ms Jerry Adriani da Silva

Conferência: Políticas Públicas e Pedagógicas de EJA: o que é próprio da EJA?

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica que possuem certas especificidades que precisam ser levadas em conta pelas políticas públicas e pelas propostas pedagógicas dos estabelecimentos educativos. O objetivo central desta palestra é abordar essas questões, destacando a legislação vigente e a Educação de Jovens e Adultos, os sujeitos da EJA, a identidade dos educadores da EJA, a oferta da EJA (flexibilização dos tempos e dos espaços), o mundo do trabalho e a diversidade sociocultural dos sujeitos da EJA.

- Conferencista: Prof. Dr. Heli Sabino de Oliveira, Prof. Ms Jerry Adriani da Silva, PROF. DA FTD e PROF. DA REDE MUNICIPAL DE ENSINJovens e Adultos na EJA: é possível conviver?

Nos últimos anos, houve um aumento vertiginoso do número de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos. Além de indagar os conhecimentos escolares, essa faixa etária entra, não raro, em conflito com estudantes adultos e idosos. O objetivo dessa mesa redonda é descrever e analisar os desafios suscitados por essa nova realidade. Para tanto, ela abordará a juventude como construção social e cultural, as dimensões do mundo adulto, conflito geracional e o valor do diálogo intergeracional.

- Conferencista: Prof. JOE GARCIA

Conferência: Avaliação: IDEB e Prova Brasil: explorando indicadores para orientar intervenções pedagógicas

Os instrumentos de avaliação em larga escala trouxeram novas perspectivas e desafios aos sistemas municipais de educação. Este é o caso do Ideb, recurso inspirado em sistemas de avaliação educacional usados em países desenvolvidos. Mas, como esse indicador pode ser explorado para promover avanços em nossas escolas? Nesta palestra, analisamos as possibilidades e limites do Ideb e Prova Brasil, para fornecer bases para orientar intervenções pedagógicas nos sistemas de ensino.

 
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