publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
04.08.2020 - 16h51 Por Fábio Alves / Caetfest
 
Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC) realiza “Projeto Juventude e Política”
 
 
Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC) realiza “Projeto Juventude e Política”
Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC) realiza “Projeto Juventude e Política”
 

O Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC) realizou na última semana o “Projeto Juventude e Política”. Professores da Área das Ciências Humanas e Suas Tecnologias entendendo que o jovem é participante efetivo da construção da sociedade brasileira, ora como sujeito, ora como protagonista. O projeto teve como objetivo realizar um bate-papo virtual com os pré-candidatos a Prefeito de Caetité-BA para discutir diversos temas, tais como: política, economia, saúde, educação, cultura, desemprego, gestão dos recursos públicos e saneamento básico no Brasil, na Bahia e em Caetité. As lives com transmissões ao vivo, programadas e exibidas pelo vice-diretor Jadiel Junqueira, aconteceram no período de 27 a 31/07, às 19h, sob a mediação do professor de História Ângelo Borges.

Mesmo diante de muitos obstáculos, compreende-se que todo esse esforço se faz para promover um elo com os estudantes e mantê-los em um ritmo de estudo, mesmo estando distantes do espaço físico da escola. Os educadores compreendem que é necessário assumir um novo papel durante o período de isolamento social e não abandonar os alunos, mantendo assim, uma rotina de aprendizagem presente na vida deles.

O evento teve início na segunda-feira (27/07) com o pré-candidato Kleyton Avelar Duca (REPUBLICANOS) e deu sequencia na terça-feira (28) com Wanderson Pimenta (PSOL), na quarta-feira (29) foi a vez do pré-candidato Éder Adriano Neves David (DEM) e na quinta-feira (30) foi a vez do pré-candidato e atual prefeito Aldo Gondim (PSD). Na sexta-feira (31), o bate-papo virtual foi finalizado com o pré-candidato Valtécio Aguiar (PDT).

Como bons cidadãos, os pré-candidatos tiveram uma participação muito honrosa, discutindo ideias, apresentando propostas e respondendo com muita perspicácia e desenvoltura todas as perguntas do mediador, professores, alunos e internautas no chat.

O Projeto teve grande visibilidade e participação da sociedade caetiteense e de toda a comunidade escolar.  Os bate-papos com os pré-candidatos foram bastante significativos e de muita aprendizagem. As lives estão disponíveis no canal do Youtube do CIEC - Complexo Integrado de Educação de Caetité.

A diretora do CIEC, a professora Marizete de Carvalho ressalta que é perceptível a falta de interesse de muitos jovens pela política e, de outro lado, a falta de abertura das instituições para receber e ouvir as demandas da juventude. Vemos com muita preocupação essa situação, pois os jovens precisam ser motivados com bons exemplos, com histórias de decência, com valores e princípios éticos. A conscientização política precisa vir também da Escola que não pode ser apenas território de transmissão de informação. Há de ser, acima de tudo, espaço de formação e desenvolvimento de caráter. O jovem é e será o esteio da transformação política brasileira.

Para o professor Ângelo Borges, a realização do Projeto Juventude e Política representou uma ação prática ao sair dos livros, das discussões e reflexões em sala de aula, e oportunizar à comunidade escolar e sociedade em geral a percepção que nós é que somos sujeitos da história. E como sujeitos, não podemos ficar de fora das discussões dos importantes temas que nos dizem respeito.

“Nesse momento atual, mais do que nunca, precisamos de seres pensantes, críticos, politizados, conscientes do seu papel  transformador e partícipe da governança para uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Os bate-papos com os pré-candidatos, através das lives, foram a mostra mais visível da importância de se conhecer melhor os postulantes a Prefeito e de como os mesmos pretendem governar nossa cidade pelos próximos 4 anos. Nada mais democrático e republicano que a participação da sociedade nesse momento” - disse.

Sobre o CIEC

O Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC) é uma modelagem de escola de ensino em Tempo Integral, que vai desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, concretizando um projeto anisiano (relativo ao educador Anísio Teixeira) de escola em tempo integral com reestruturação dos espaços, dos tempos pedagógicos e as novas metodologias ativas, tendo como carro-chefe as Estações dos Saberes, que envolvem os projetos artísticos e culturais, projetos desportivos e estruturantes, ou seja, uma escola dinâmica e inovadora.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades presenciais do Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC) foram suspensas. Diante deste contexto de excepcionalidade,  e na perspectiva de minimizar os impactos da suspensão das aulas, professores, gestores e coordenação pedagógica tiveram a iniciativa de utilizar diversas ferramentas de aprendizagem para orientar os alunos por meio de:

- Planos de Estudos que contemplam atividades pedagógicas adequadas a cada série e enviados a cada 15 dias para os alunos;

- Criação de grupos de whatsapp com líderes de classe;
- Desafios de atividades artísticas;
- Aulões para os estudantes
- Lives.

 
Mais notícias
 
22.10.2020 - Em ano de pandemia, nº de profissionais de saúde candidatos nas eleições cresce na Bahia
 
22.10.2020 - Governo da Bahia convoca 184 reservistas da Polícia Militar nesta quinta
 
22.10.2020 - Morro do Chapéu: Ação contra adulteração de combustíveis aplica multa de R$ 35 mil
 
21.10.2020 - UniFG abre inscrições para o vestibular de Medicina 2021
 
21.10.2020 - TSE: Extratos bancários de partidos serão publicados na internet
 
 
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 2
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2020. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet