publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
08.01.2020 - 09h33 Por Bahia Notícias
 
Vida saudável: Conheça alguns dos alimentos mais nutritivos do mundo
 
 
Vida saudável: Conheça alguns dos alimentos mais nutritivos do mundo
Foto: Divulgação
 

Todo mundo sabe que a receita para uma vida saudável, apesar de bastante simples, pode ser um pouco complexa de ser executada. Praticar exercícios físicos, não fumar ou beber em excesso são tarefas primordiais para quem deseja estar com a saúde em dia. Mas você sabia que uma boa alimentação é o principal ingrediente para o bom desempenho do organismo? Pior ainda, uma má alimentação pode ser mais prejudicial que o cigarro pressão alta, segundo um estudo feito pela Universidade de Washington, nos EUA. O corpo humano necessita diariamente de proteínas, vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Uma dieta equilibrada traz diversos benefícios e é essencial para prevenir doenças e envelhecer com saúde e disposição. A boa notícia é que a maioria dos brasileiros, ao menos se esforça para manter uma boa alimentação segundo um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


PUBLICIDADE


Mais do que evitar os alimentos industrializados, cheios de açúcar e gordura, uma boa alimentação consiste em equilibrar a quantidade de proteínas e carboidratos consumidos. Além disso, é fundamental prestar atenção se o alimento a ser ingerido é nutritivo, já que, quanto mais nutrientes ele oferecer, melhor será o funcionamento do organismo.

Um exemplo de insumo nutritivo é a moringa, um alimento super saudável mas ainda pouco conhecido entre os brasileiros. Rica em proteínas, vitaminas e minerais, essa planta, originária da Índia e trazida ao Brasil durante a década de 1960, pode ser completamente aproveitada, desde as folhas e sementes até a raiz. Ela é grande aliada no combate à desnutrição, uma vez que tem bastante cálcio, ferro e zinco, e ainda atua para evitar outras doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose e obesidade.

Existem diversas formas de se preparar a moringa, desde sucos, chás e até sopas. Por ser tão nutritiva, pode ainda ser usada como complemento no preparo do arroz, adicionando seu suco durante o cozimento para deixar o prato mais rico em nutrientes.

Por mais nutritiva que a moringa possa precer, ela não é um alimento completo. Imagine o alimento ideal. Não existe um alimento que reúna todos os nutrientes indispensáveis para atender as demandas diárias do organismo. A solução é adotar uma dieta equilibrada com alimentos o mais nutritivos possível. Várias análises já foram feitas por cientistas que definiram os 100 alimentos mais nutritivos.

Confira abaixo alguns dos principais:

Abóbora

A abóbora é um alimento que contém uma carga enorme de vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, nada de colesterol e zero de gorduras saturadas, além de possuir muitas fibras que ajudam na perda de peso e também a evitar o aumento do colesterol e prevenir diversas doenças cardíacas. Também apresenta pigmentos laranjas e amarelos, como xantofila e betacaroteno, que agem como antioxidantes ajudando a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e contêm fibras da saciedade, antioxidantes, vitaminas e minerais como o cálcio, magnésio e manganês, além de proteínas vegetais. Sua gordura é de boa qualidade, podendo ajudar no combate à diabetes. Fonte dos mais diversos nutrientes, proteínas, vitaminas e minerais, as amêndoas são frutos ricos para uma alimentação diária. Mas cuidado, comer amêndoas em demasia pode engordar já que 100 g de amêndoas têm 640 calorias e 54 gramas de gorduras de boa qualidade.

Batata-doce

Queridinha dos atletas por auxiliar no ganho de massa muscular, a batata-doce é um alimento muito nutritivo. Possui betacaroteno, um pigmento natural presente em diversos alimentos que fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de doenças degenerativas como câncer e problemas de visão. Além disso, é rica em fibras, vitaminas e sais minerais, sendo uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, indicada na prevenção de úlceras estomacais. A batata doce ainda possui uma grande quantidade de fibras, que auxiliam na prevenção da prisão de ventre.

Chia

Originária do sul do México, a chia ficou conhecida no Brasil por ajudar no processo de emagrecimento. Mas essa semente também é um alimento super nutritivo, sendo que somente uma porção tem 400% da necessidade diária de ômega-3. A chia ainda tem bastante ferro, fibras alimentares, proteínas, zinco e vitaminas. Estudos apontam que a chia previne doenças cardiovasculares e proporciona benefícios contra diabetes tipo 1 e 2, câncer e mal de Alzheimer.

Couve

Essa hortaliça de folhas verdes escuras apresenta muitos minerais, como ferro, magnésio, cálcio e fósforo e por isso é muito eficiente para se evitar doenças como anemia e osteoporose. Além disso, a couve ainda possui muitas vitaminas e fibras, tendo um alta capacidade de desintoxicar o organismo.

Maçã

A maçã, além de ser uma fruta muito suculenta e fácil de comer, ainda apresenta uma infinidade de nutrientes, como vitaminas B, C e E, minerais, como o ferro, e antioxidantes, sendo ótima para combater o envelhecimento precoce. Por ser rica em pectina, uma fibra solúvel presente na casca da maçã, essa fruta ajuda a reduzir o LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Por ser rica em boro e florizina, a maçã atua no fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose.

 
Mais notícias
 
16.01.2020 - Prefeitura e Projeto Sou Cãopanheiro realizam imunização e tratamento em cães do Canil Municipal
 
16.01.2020 - AL-BA aprova projeto sobre gratificação para diretores e vices da rede estadual de ensino
 
15.01.2020 - Projeto de lei do Governo garante aumento dos benefícios de diretores e vice-diretores
 
14.01.2020 - Encontro de Terno de Reis reúne trinta e dois grupos para reviver tradição em Caetité
 
14.01.2020 - Confira as atrações da Prefeitura para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre
 
 
12.01.2020
34º Encontro de Terno de Reis de Caetité e Região - Parte 1
12.01.2020
34º Encontro de Terno de Reis de Caetité e Região - Parte 2
09.01.2020
Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica é realizada com sucesso em Caetité
10.12.2019
Formatura PROERD em Caetité
28.11.2019
Caetité celebra os 120 anos de Anísio Teixeira
24.11.2019
X Encontro de Comunidades Quilombolas de Caetité
22.11.2019
Festival de Música Tocando em Frente em Caetité
11.10.2019
Assinatura Ordem de Serviço Unacon
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2020. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet