publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
04.07.2019 - 10h32 Por Direcom
 
Mais uma vez Caetité é município destaque na comemoração da Independência da Bahia
 
 
Mais uma vez Caetité é município destaque na comemoração da Independência da Bahia
Mais uma vez Caetité é município destaque na comemoração da Independência da Bahia
 

Com o tema Liberdade para Autonomia, Criticidade e Transformação, desfile cívico emocionou o público, na manhã dessa segunda-feira (02/07), e, mais uma vez o evento fez valer os esforços da Administração Municipal para garantir o sucesso de um desfile que sempre supera as expectativas do público que prestigia a festa.

Comemorar a Independência do Brasil na Bahia é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes no calendário para os moradores do município e de toda a região, que são contemplados com um evento que valoriza a cultura, regionalismo e cidadania, com ampla participação popular.



Realizado pela Prefeitura de Caetité, através das secretarias municipais de Educação e  Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – com envolvimento das demais pastas – o Desfile Cívico contou com a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarras, forças armadas brasileiras, filarmônicas, maçonaria, desbravadores, vaqueiros, trabalhadores rurais com carros de boi, comunidades quilombolas do município, do grupo Tambores da Magia, além de mais de 20 grupos de montaria, que foram o destaque da festa.



O Dois de Julho de Caetité tem uma particularidade que já se tornou tradição: a participação ativa de cavaleiros e amazonas, com a estimativa de mais de 2.000 cavalos nas ruas, sendo grande parte deles pertencentes a grupos de montaria. A fim de valorizar essa participação é realizada uma eleição dos melhores grupos, que, esse ano, classificou em 1º lugar o Grupo da Palmeira, o Grupo Amigos de Maniaçu em 2º e o Umbuzeiro em 3º.



Após o desfile, as bandeiras foram hasteadas na Praça da Catedral, onde também foi realizado o “Te Deum”, uma celebração em ação de graças para louvor e agradecimento a Deus, celebrado pelo Monsenhor Ademar Cardoso.

           

Para o prefeito Aldo Gondim, a Independência da Bahia em Caetité recebe uma homenagem justa, do tamanho da importância que a data representa para o povo baiano. “Que orgulho poder realizar uma comemoração cívica tão importante e bonita como a do 2 de julho da nossa cidade! Esse é um momento não só de cumprir o meu papel de prefeito e cidadão, mas principalmente para lembrar da luta do povo baiano pela liberdade dos brasileiros. Portanto, é um momento que merece ser celebrado pela sua grandiosidade, pela coragem daqueles que lutaram para tornar a Bahia independente. E o mais importante é saber que as pessoas participam e colaboram com a sua parte para o acontecimento desse grande desfile cívico em Caetité. É um orgulho para a administração e tenho certeza que é também para toda a população”, destacou o prefeito.

A tradição do Dois de Julho em Caetité é tão forte que a preparação para o evento ocorre durante todo ano e a programação oficial já se inicia no mês de junho, com os ensaios com os grupos de montaria aos domingos, campeonato de equinos e levantamento do mastro.

           

Na noite do dia 1º de julho, o público curtiu um animado show musical com a banda Arreio de Ouro, realizado após o desfile de cavaleiros e amazonas, com a representação da Levada da Cabocla à Pedra do Conselho.



A Secretária Municipal de Educação, Iamara Junqueira, destaca que o evento além de recontar a história, tem o objetivo de trazer a tona uma reflexão sobre a importância da liberdade e da democracia, conquistadas com muita garra e união na luta contra a ditadura.

“Garra e união também são características da realização do nosso evento. O sucesso é resultado de muito trabalho. A minha felicidade é imensurável porque é gratificante vermos tudo se concretizar nas ruas, conforme o planejado. Cada detalhe idealizado, sonhado foi posto em prática com a colaboração de muitas pessoas, grandes parceiros”, avaliou a Secretária que agradeceu imensamente a contribuição de todos envolvidos nesse grande evento.

O sucesso do Dois de Julho é, sem dúvidas, resultado da união de forças que contribuem direta e indiretamente na organização do evento, tais como professores, diretores, coordenadores, auxiliares de serviços gerais que conduziram o desfile; equipe de trânsito que organiza o tráfego; equipe de decoração, que trabalha durante semanas, para que tudo esteja impecável; a Polícia Militar, que garantiu a segurança e ordem; equipe de limpeza pública que varreu e lavou as vias ainda no dia 2 de julho; profissionais da saúde para atendimento de emergências no SAMU e em ambulâncias; equipe da Difam – Diretoria de Fomento e Apoio Municipal, que forneceu suporte ao desfile; artistas plásticos que embelezaram as apresentações, imprensa local e regional que fez a cobertura, tornando público este evento grandioso; dentre outros apoiadores. 

Publicidade

 
Mais notícias
 
25.03.2024 - Inscrições para estágio em Direito no MPF-BA começam nesta segunda-feira; há vagas para cinco municípios
 
25.03.2024 - Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixará prisão de Barcelona
 
25.03.2024 - Bahia Sem Fome investe 50 milhões em tecnologias de acesso a água
 
25.03.2024 - Taxa de suicídio entre crianças e jovens cresce 3,7% no Brasil
 
25.03.2024 - Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões
 
 
01.12.2020
INB Caetité volta a produzir urânio para geração de energia no Brasil
14.03.2020
Reinauguração Inova Vidros
25.02.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 2
26.01.2020
Bloco Entrevip Elétrico - LEP 2020 - Parte 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 1
25.01.2020
LEP 2020 - Momentos 2
23.01.2020
Rei Momo e Rainha do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2020
17.01.2020
Dia do Boi de Idalino e Esquenta para o Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre - Parte 1
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2024. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet