publicidade
 
Tamanho da fonte: A- A+
Imprimir notícia
 
11.06.2019 - 09h05 Por Fábio Alves via Secom
 
Estado e universidades assinam termo de compromisso para o fim da greve
 
 
Estado e universidades assinam termo de compromisso para o fim da greve
Estado e universidades assinam termo de compromisso para o fim da greve - Foto: Suami Dias
 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria da Educação do Estado, assinou com representantes do Fórum das Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD's – UNEB, UESC, UEFS e UESB), na noite desta segunda-feira (10), um termo de compromisso objetivando o fim da greve nas universidades estaduais. A negociação contou com a participação de membros da Comissão de Educação e do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

No documento, ficaram pactuados, de forma consensual, que o Governo do Estado, após o fim da greve, enviará Projeto de Lei para a Alba com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções. Também serão garantidos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em Investimentos.

Outro ponto acordado foi o pagamento dos salários mediante reposição das aulas, devendo o plano de reposição ser submetido a Reitoria da Instituição de Ensino e à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). A proposta é que se a greve acabar até dia 14 de junho, o Estado garantirá o pagamento integral do salário do mês de junho/2019 e mediante execução do plano de reposição das aulas, será pago o mês de maio junto com o mês de julho, e, em sequência, os dias de greve do mês de abril serão pagos no mês de agosto mediante execução do plano de reposição de aulas.

Além disso, até 72 horas após o encerramento da greve, será instalada uma nova mesa para negociação de outros pontos colocados pelas AD'S envolvendo as outras secretarias de Estado, a exemplo da Fazenda (Sefaz) e Administração (Saeb).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destaca os avanços da negociação. “A intermediação da Alba foi muito importante desde o início, com a presença do líder do governo e da Comissão de Educação nesta mediação para o acordo assinado aqui. E longe da gente querer extrapolar o nosso papel, nós sabemos que as AD´s irão para as assembleias e, com toda a autonomia, irão pautar e negociar isso com seus pares. Mas, avaliamos este momento de hoje como muito positivo. Acreditamos que este período serviu para ponderar aquilo que a gente acha importante, mas não abrimos mão de reconhecer a importância das universidades para o desenvolvimento da Bahia. Em momento algum, o governador ou qualquer órgão de governo duvidou disso. E estamos confiantes com os pontos pactuados”.

Publicidade

 
Mais notícias
 
18.07.2019 - Confira a programação de hoje do Barracão Cultural da Festa de Sant’Ana 2019!
 
18.07.2019 - Ao menos 13 pessoas morrem após incêndio criminoso em estúdio de animação no Japão
 
18.07.2019 - Conquista: Aeroporto teve emenda de ACM Jr. barrada por Dilma; gestão do PT deu R$ 31 mi
 
18.07.2019 - Caetité: Secretaria de Meio Ambiente informa sobre documentação para licenciamento ambiental
 
17.07.2019 - Aberto seminário que debate educação especial e inclusiva em Caetité
 
 
02.07.2019
2 de Julho em Caetité - Parte 1
02.07.2019
2 de Julho em Caetité - Parte 2
01.07.2019
Arreio de ouro no 2 de Julho de Caetité
30.06.2019
Campeonato de Equinos - Parte 1
30.06.2019
Campeonato de Equinos - Parte 2
21.06.2019
Inauguração Posto Samape II
15.06.2019
Forró da Feira Velha
15.06.2019
Arraiá Arrocha Elas na Palmeira
 
publicidade
publicidade
publicidade
 
 
Inicial | A cidade | Equipe | Notícias | Eventos | Ensaios | TV Caetfest | Contato | Webmail
CaetFest © 2004-2019. Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções Internet